Método Comparativo Direto de Dados de Mercado

Curso de avaliação de imóveis urbanos - Curso AVALIA

Método Comparativo é aquele que define o valor através da comparação com dados de mercado assemelhados quanto às características, identificando o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos e características dos elementos comparáveis, constituintes da amostra pesquisada.

No Método Comparativo Direto de Dados de Mercado, as características e os atributos dos dados pesquisados que exercem influência na formação dos preços e, consequentemente, no valor, podem ser ponderados por homogeneização ou por inferência estatística ou por outro meio complexo, respeitadas as especificações definidas na série de normas de avaliações NBR-14653 da ABNT.

A existência de um conjunto de dados que possa ser tomado no mercado no mercado é condição fundamental para aplicação do Método Comparativo. Essa amostra do mercado imobiliário é obtida através de cuidadosa Pesquisa de Mercado.

Pelo Método Comparativo, pode-se realizar avaliações de terrenos, glebas, casas, salas comerciais, lojas, apartamentos, galpões, semoventes, culturas, máquinas, veículos e equipamentos; igualmente, de locativos de imóveis residenciais e comerciais.

Faça o Curso AVALIA – Avaliações de Imóveis Urbanos

Método das Vendas, de terminologia mais antiga, é também aquele que utiliza a comparação direta entre bens ofertados ou vendidos no mercado.

O Método Comparativo confronta os imóveis pesquisados no mercado imobiliário com o imóvel a ser avaliado, todos semelhantes entre si.

A fim de ilustrar o Método Comparativo, pegamos o caso de um terreno que pretendemos avaliar, sem qualquer construção em cima. Primeiro, procuramos imóveis semelhantes que estão ofertados em imobiliárias da região, e, por uma média simples ou por um tratamento estatístico, chegamos ao valor médio por metro quadrado dos terrenos ofertados. Depois, multiplicamos esse valor pela área do terreno que desejamos avaliar.

No Método Comparativo são aceitos como dados de mercado em uma avaliação:

– de transações efetivadas;

– de ofertas em imobiliárias, jornais, internet ou outros meios;

– e, por vezes, de através de registros de órgãos oficiais.

Na MAIORIA DOS CASOS, o avaliador faz pesquisa de imóveis em sites de classificados da internet e em sites de imobiliárias.

Conheça o curso Avalia...

Você pode gostar...