Corretores de imóveis poderiam avançar nas avaliações de imóveis
Nos últimos tempos, os corretores de imóveis conseguiram habilitarem-se como avaliadores de imóveis, antes eram apenas engenheiro e arquiteto. Então, estes profissionais teriam adequada estrutura técnica. Mas a NBR 14653-2, da ABNT, trata apenas o avaliador como “engenheiro de avaliações”. Como explique-se essa incongruência nas perícias para à Justiça e na proposição da categoria para o credenciamento junto à Caixa Econômica Federal?
Desta forma, para o corretor de imóveis chegar à posição de ter uma estrutura técnica adequada e acabar com a incongruência, é necessário atingir uma das três opções:
1 – A NBR 14653-2, da ABNT, tornar o corretor de imóveis como habilitado a fazer avaliações.
2 – Ser criada uma nova norma NBR da ABNT para avaliações exclusivas de corretores de imóveis.
3 – Ou os corretores de imóveis criarem a sua própria norma da avaliação de imóveis com os melhores métodos empregados pelos especialistas na sociedade, que são o tratamento de fatores e inferência estatística, entre outros.
A primeira opção é a melhor para a sociedade, pois haveria apenas uma norma. Porém, dependeria dos associados da ABNT – onde os corretores de imóveis têm pouca voz ou não têm –, permitirem a inclusão deles como habilitados a avaliar. No Primeiro Encontro de Corretores Avaliadores Mercadológicos – 1º. ECAM, em São Paulo, em 27/07/2019, Andersom Bontorim, colocou hipótese semelhante, como pode ser visto no vídeo aos 35:05 minutos.
A segunda opção foi levantada também por Andersom Bontorim, como pode ser visto no vídeo aos 47:30 minutos.
Pode-se notar que a maioria dos avaliadores corretores de imóveis entendem que vão conseguir que a ABNT resolva habilitar a categoria em norma, devido a eventual notícia positiva, neste sentido, dada no 1º. ECAM.
Fica claro, atualmente, que a maioria dos avaliadores corretores de imóveis não deseja construir norma própria, embora tenham condições técnicas para tanto.