Apresentação do autor desse blog de avaliações de imóveis
Sou produtor, fornecedor de conteúdo e organizador do aplicativo de avaliações de imóveis AVALIA e Curso AVALIA – Imóveis Urbanos.
A ideia deste meu blog é falar, o máximo possível, sobre avaliações de imóveis. Para tanto, gostaria de me fazer apresentar profissionalmente, desde o meu início, para que o leitor tenha uma ideia mais ampla do contexto das avaliações.
Logo depois que me formei em engenharia civil, em 1981, fui trabalhar em uma grande obra de construção de casas populares. Trabalhei lá por 18 meses, a obra acabou, a empresa fechou as portas, pois a demanda de construção civil caíra, barbaramente, naquela época, em função de grave crise econômica que atravessávamos. Então fui cuidar da minha vida. Sabia que não estava disposto a trabalhar em obras. Queria alguma coisa de escritório.
Entre as diversas especializações, escolhi o ramo das avaliações e perícias judiciais. Sim, quem trabalha em perícia de construção civil, como arquiteto e engenheiro, se torna, em seguida, um avaliador.
E quem é avaliador, proximamente, poderá atuar em perícia judicial. Uma coisa leva a outra. Tanto é que, as associações de peritos e avaliadores tratam das respectivas atividades, como se fosse um conjunto.
No caso do avaliador que é corretor de imóveis, este costuma se manter como perito, pois o campo de avaliações é enorme na Justiça.
Voltando a minha vida profissional passada. Logo depois de meus estudos nas perícias, fui nomeado em algumas para realizar laudo de avaliação de imóvel.
Fora das perícias na Justiça, logo fui contratado e credenciado, através de meu CNPJ, para fazer avaliações em série para um banco, e para uma grande empresa de distribuição de combustíveis, além de outras empresas que esporadicamente me contratavam, como cadeias de lojas.
Em paralelo, pela minha pequena empresa, ou como profissional liberal, fazia outros serviços, os quais andavam juntos com as avaliações.
O recado que quero dar é o seguinte: para quem é habilitado para fazer avaliações de imóveis e deseja se manter por conta própria, esse mercado é uma boa oportunidade de crescimento e obtenção de segurança profissional.
As avaliações de imóveis são um mercado de trabalho vasto, praticamente esquecido por profissionais habilitados para tanto. Infelizmente, as faculdades são as responsáveis por este fato. Elas pouco ou nada ensinam.
Outros Blogs de Rui Juliano