Como fazer uma avaliação simples de um terreno
Quando se quer determinar o valor de venda de um bem, ou se aplica a intuição do profissional, prática e/ou conhecimento, ou são utilizados métodos matemáticos e estatísticos, que deverão estar conjugados com as mesmas qualidades anteriores: instinto humano, prática e/ou conhecimento.
Ao seguir a ciência, o método de avaliação de um bem será, de preferência, o Método Comparativo.
A comparação foi sempre a principal ferramenta humana para medir e aquilatar coisas, preceitos, pensamentos e fatos. O valor de mercado de um bem é aquele valor em que é o aceitável para a maioria das pessoas. Então, para se determinar o valor de um bem, que seja esse o mais perto da realidade, deve-se obtê-lo através de comparação. A essência do método é de entendimento fácil.
Basicamente, no Método Comparativo se faz a pesquisa acerca de negócios realizados ou ofertados que correspondam àquilo que efetivamente é o caso da propriedade que se pretende avaliar e, depois, aplica-se tratamento matemático, estatístico e considerações, de acordo com o primor técnico desejado.
No caso de as condições exigirem que a avaliação, por comparação de dados obtidos no mercado, seja realizada de forma bem rápida ou sem os conhecimentos de tratamento de fatores ou inferência estatística, pode-se fazer uma avaliação simples. Abaixo, segue imagem com resumo de uma avaliação simples de uma área de terreno sem construção em cima (terreno nu ou sem benfeitorias).
Neste caso, se chama qualquer trabalho avaliatório escrito, que seja simples e não preencha os requisitos da NBR-14653-2, de Avaliação, Relatório de Avaliação ou Parecer.