Método de Renda na avaliação de imóveis
Método da Renda é aquele que apropria o valor do imóvel ou de suas partes construtivas, com base na capitalização presente da sua renda líquida, real ou prevista.
Os aspectos fundamentais do Método da Renda são: a determinação do período de capitalização e a taxa de desconto a ser utilizada, expressamente justificada pelo avaliador. Chega-se, então, ao valor de venda do imóvel através da capitalização da renda. Esse método deve ser utilizado quando o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado não for adequado ou quando o objetivo da avaliação assim exigir.
O Método da Renda é útil quando o avaliador deseja verificar, de maneira informal, a coerência do valor de um imóvel calculado pelo Método Comparativo, conhecendo ele, de antemão, o valor de mercado de um locativo desse imóvel e a taxa de capitalização normalmente aplicada para aquele tipo e local.
Veja um exemplo simples: um imóvel comercial, que rende um aluguel de dez mil reais por mês – sabendo-se que a prática do mercado se traduz numa taxa de capitalização de cinco décimos de um por cento para esse tipo de aluguel comercial – o valor de venda será igual a mil reais dividido por cinco milésimos; o valor do imóvel será, então, mais ou menos dois milhões de reais.