Especificação da avaliação segundo a norma NBR 14653 da ABNT
A norma NBR 14653-2, que trata avaliações de imóveis urbanos, prevê que o trabalho avaliatório deve ser especificado quanto a Grau de Fundamentação e Grau de Precisão. A especificação do relatório pode ser imposição do contratante.
Cada método avaliatório possui os seus critérios de especificação por grau de fundamentação global e, apenas o Método Comparativo de Dados de Mercado pode ser especificado, ainda, quanto ao grau de precisão.
Os graus de fundamentação e de precisão são de “I” a “III”, sendo o de maior valor científico o de Grau III.
Dessa forma, a especificação da avaliação no Método Comparativo de Dados de Mercado pode ser:
a) Grau I, Grau II ou Grau III de Fundamentação Global;
b) Grau I, Grau II ou Grau III de Precisão.
Como se sabe, a resolução do Método Comparativo de Dados de Mercado pode ser por tratamento de fatores ou por regressão linear (estatística inferencial). Para cada uma dessas resoluções haverá regra de enquadramento diferente.
A especificação do Método de Quantificação de custo de benfeitorias, aquele que é empregado na avaliação de casas, de lojas e de galpões, e as especificações do Método Evolutivo e Método Involutivo serão somente quanto aos Graus de Fundamentação Global.
A NBR-14653-2 diz que o trabalho avaliatório, que preencher as exigências desta norma, será denominado Laudo de Avaliação. E, que esse relatório pode ser classificado como Laudo de Avaliação Simplificado ou Laudo de Avaliação Completo. Logicamente, o laudo primoroso é o de nomenclatura deste último.